Objetivos na Psicoterapia Corporal

Combinando ética e ponto de vista clínico
Para definir os Objectivos de Psicoterapia
 
Psicoterapeutas Corporais influenciados por propostas de Reich explicitamente incluem nos seus objetivos que o tratamento deve ajudar os seus pacientes a encontrar uma maior harmonia interna e coerência, utilizando ferramentas como a dissolução da 'armadura corporal'*, desenvolvendo a potência orgástica, a capacidade espontânea de auto-regulação e de auto-estima, bem como a capacidade para um pulsão enérgico (expandir e contrair) com facilidade e poder (Lewin, no prelo; Brown,2001; Heller, 1993; Rosenberg , Rand , e Asay , 1985; Lowen , 1975, citado por Heller, 2013). 
Segundo Heller, (2013) a maioria destes objetivos são respeitáveis, mas alguns são mais ideológicos do que terapêuticos e nunca podem ser os únicos objetivos da psicoterapia.

 

A ética da psicoterapia exigem que um psicoterapeuta deve tentar, tanto quanto possível, discutir explicitamente com o paciente os objetivos, o que o terapeuta pode fazer bem como o que o paciente precisa de integrar. Temos, assim, uma co-construção explícita de objetivos terapêuticos.

*armadura corporal: termo utilizado por Reich referindo-se a um conjunto de carateristicas corporais.

 
Referência Bibliografica:
International Body Psychotherapy Journal - The Art and Science of Somatic Praxis - volume twelve, number two, 2013 
 

 

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode