As Crianças da Nossa Vida

10-09-2015 10:14

Comecei o meu dia bem cedo (como gosto) e um dos primeiros artigos que li emocionou-me. O artigo, escrito por uma professora e mãe de crianças, relatava um acontecimento fantástico que esta professora tinha assistido na rua (se quiserem ler o artigo este é o link https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2015/09/06/para-a-mae-da-crianca-que-estava-aos-berros-na-feira-do-livro-da-escola/ ), e referia, agradecia e elogiava aquela mãe que num gesto de Amor e Respeito se manteve firme perante a birra do seu filho e os olhares das pessoas que assistiam. Sim, não é fácil! Não é mesmo nada fácil ser mãe, pai, educador. 

No livro "entre a Psique e Soma" (psicologia biodinâmica) Gerda Boyesen descreve alguns dos seus momentos enquanto mãe. Uma mãe que sabendo da necessidade de expressão de sentimentos no movimento do corpo (por exemplo bater com os pés de raiva) das crianças se via confrontada com o seu marido que tinha "concepções arcaicas sobre a educação das crianças" . Tal como Gerda e aquela mãe do artigo, todos nós somos confrontados diariamente com o que fazer com as birras das crianças.

A sociedade exige, a televisão promove consumismo nas crianças desde cedo... e os pais? Os pais dão amor, permitem a expressão das frustações e sentimentos dos filhos, dão colinho, abraços, dizem: "eu compreendo", mas também, e não menos importante, dão limites e regras. A sociedade tira as regras, nós (os pais) da-mos. Sim, não é fácil ser pai/mãe, mas é delicioso.  

 

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode